Para ter melhor resultado nesses treinamentos os competidores devem participar dos rallys (ou testes) frequentemente. O fator crucial no treinamento das habilidades de direção é a kilometragem - quanto mais sua tripulação andar, mais eficiente será o treinamento. Obviamente que isso diz respeito apenas as habilidades que são formadas durante a condução de um veículo:
- pilotar em diferentes tipos de terreno: asfalto, gravilha, neve, e se está seco ou molhado;
- pilotar carros de tração simples ou integral;
- aumentar a habilidade de ler notas.
Note que o treinamento de uma das habilidades acima também aumenta as outras habilidades, embora o aumento das outras sejam bem menor. Por exemplo, quando você treina uma habilidade de direção, o navegador aumenta sua habilidade para ler notas. Da mesma forma, pilotar em pisos diferentes do que foi escolhido para treinamento vai ter um efeito nos seus pilotos, mas o aumento será bastante pequeno. Abaixo você encontra algumas regras que podem ser úteis para você planejar os treinamentos de sua equipe.
1. Para obter melhores resultados no treinamento de um tipo particular de piso (digamos, gravilha), seus pilotos precisam participar de rallys nesse tipo de piso (no nosso exemplo, gravilha. Mas o mesmo se aplica a asfalto e neve).
2. Para treinar em piso molhado ou seco é necessário correr em rallys com as condições climáticas adequadas. Sol e pouco nublado podem ser boas condições para treinar em piso seco, enquanto chuva, neve e gelo são bons para treinar terreno molhado. Tempo instável (nublado ou muito nublado) vai ter efeito positivo em ambos treinamentos.
3. Obviamente para ter benefícios no treinamento de tração dianteira seus pilotos precisam correr em carros de tração dianteira. Carros de tração integral são necessários para treinar a habilidade de pilotar em carros de tração integral. (Atualmente somente dois tipos de carros de tração integral estão disponíveis no Top Rally: classes N4 e A8).
Mas mesmo que você siga todas as regras, não é garantido que você terá o efeito máximo de treinamento apenas por ter seus pilotos correndo no Rally. Um outro fator são as táticas de pilotagem que você escolhe para seus competidores. Pilotar com segurança aumenta as chances de cruzar a linha de chegada, em contrapartida os membros da sua equipe não vão aprender muito correndo com muita segurança. Eles terão resultados muito melhores se correrem agressivamente ou ao máximo, mas ao custo de ficarem mais cansados. Nunca esqueça que cada piloto ou navegador vai ficar mais e mais cansado se não tiver um tempo para descanso entre os rallys, até chegar ao ponto de estarem não cansado e não poderem mais correr. Nesse caso, tudo o que você pode fazer e dar-lhes uns dias de folga. Em outras palavras, cada administrador deve trabalhar a melhor forma de atingir os melhores resultados de treinamentos, mas ao mesmo tempo, manter seus competidores em boas condições.